Música

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A vida e o cinema

Outro dia fui ao cinema.
Como não me apetecia ir ver um filme qualquer decidi ir ver um mais independente, que não conhecesse. Fui ao King e vi o Wendy & Lucy! O filme é sobre uma rapariga (Wendy), com uma cadela (Lucy), que anda de cidade em cidade a tentar ir para o Canadá para arranjar trabalho.
Uma espécie de "vagabunda" ambulante. Dorme no carro, e afins. Para não contar o resto da história, podemos dizer que é um filme sobre os náufragos da vida, que passam ao lado de toda a gente, mas que também têm uma história que pode ser contada. O filme deixou-me a pensar. Por um lado adorei, e perguntei-me se, na minha carreira de cinema que pretendo seguir, algum dia conseguirei fazer um filme assim. Será que vou conseguir?? Uma dúvida que todos têm, mas no meu caso, com este futuro instável, que me aguarda (assim espero), toma proporções ainda maiores.
E por isso o filme pôs-me a pensar se algum dia serei assim. Quer dizer, não me importo nada de viver com menos para fazer o que gosto. Mas e se falhar redondamente? E se ficar como esta rapariga, que o pouco que tem vai perdendo? Será que me está reservado um futuro de pobreza. Felizmente, porque se não não tinha piada, não sei a resposta, e isso é o mais interessante disto tudo. Como os navegadores portugueses saíram de belém em direcção aos mares desconhecidos, começo a partir, cada vez mais em direcção à minha vida independente.
Claro que vou ter alguns mastros de apoio, como a minha família, mas à medida que vou crescendo, vou perdendo-nos, e ainda bem, pois não quero ser dependente o resto da vida. Mas os navegadores portugueses conseguiram o triunfo. Chegaram a uma terra melhor, nova e deslumbrante. E eu também lá vou chegar ou vou cair ao mar pelo caminho? Ou está me reservado uma modesta ilha, com pouco mais que comer, beber e viver?
Não sei as respostas a estas perguntas, e ainda bem.
Mas um dia vou descobrir. Acho que isto são questões que em todos, a determinada altura, ecoam.
Este filme fez-me reflectir. Estava mesmo a precisar de o fazer, por isso, foi uma lufada de ar fresco no meio do resto do cinema que tenho visto. É isto que quero fazer um dia. A partir do cinema mostrar-me a mim e à realidade.
É isto que quero fazer, todos os dias me mentalizo disso. Mas no fundo preocupações começam a surgir. Tenho medo.
Mas se não fossem estas dúvidas todas a vida não tinha metade da piada, pois nunca iríamos descobrir a resposta.

Post de João Sobral!

Pergunta do dia: Qual o filme com que mais se identificam?

2 comentários:

  1. Eu amo cinema, e os filmes que assisto depois eu e a @WelenMedeiros convesarmos e debatemos sobre eles.!
    Adorei o blog Parabéns!
    Tô seguindo, seg a gente!
    http://ideiaoquadrado.blogspot.com/
    Passou aqui, rss
    @IlmaraaRibeiro

    ResponderExcluir
  2. Gosto de filmes que me façam pensar, caso optes (e espero que assim seja) pelo cinema, espero que consigas pôr-me a pensar ;)

    Abraço.

    ResponderExcluir