Música

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ah e tal pessoas estúpidas

Este post não é sobre nada em especial. Ou pelo menos sobre um tema que interesse a alguém, mas antes um devaneio sobre (ver título).
Pois é. Muitas vezes nos perguntamos porque raio aquela pessoa teve tal atitude, ou porque raio é que disse tal coisa, e por aí fora. A resposta é mais simples do que parece: qualquer pessoa em qualquer situação tem a capacidade de ser ou muito perspicaz, ou muito (ver título). E isto é mesmo verdade. Porque para se ser uma pessoa (ver título) nem é preciso grande esforço da nossa parte. Na verdade basta não fazer qualquer esforço, neste caso para agir acertadamente. O egoísmo é o exemplo perfeito: quantas vezes não nos apetece dizer que não quando alguém de quem nem gostamos particularmente nos pede uma bolacha? O mais certo é sentirmos uma repulsa inicial, seguida do agoniante desejo de ser reconhecido como "fixe" que acaba por nos fazer estender, algo relutantemente, o braço com a bolacha na mão. Porque não fica bem ser-se egoísta, apesar de toda a gente o ser naturalmente, porque o instinto natural do homem é para se salvaguardar a si próprio antes de terceiros, e noções como o heroísmo ou a bondade são-nos (ou não) incutidas de duas maneiras diferentes: ou através da ética (não ver título), ou através da religião (ver título).

E aqui está, uma opinião muito pessoal do que é uma pessoa estúpida (para quem não percebeu onde queria chegar, somos todos pessoas estúpidas, e cabe a TI (sim, a ti) escolher se o queres ser ou não).

Adriana Albuquerque, all rights reserved

Um comentário: